
Afinal – quem nunca precisou aumentar a velocidade dos áudios de WhatsApp para modo aflito (1.5x) ou atribulado(2.0x), que atire a primeira pedra;
Apesar da ANSIEDADE existir no homem desde a sua origem, de forma natural, funcionando como uma sensação de insegurança e perigo para auxiliar seu instinto de sobrevivência, um estado no qual nosso corpo entra para melhorar a performance e nos fazer fugir ou lutar contra uma ameaça. Agora ela passou a ser um grande problema de saúde mental.
O sociólogo e filósofo Zygmunt Bauman intitula esse Tempo como: Modernidade Líquida, que desencadeia a idéia do “DAR CONTA” de tudo, gerando a sensação de ter perdido algo ou de estar se vivendo de uma maneira errada, precisando sempre DO CONSUMO E COMPARAÇÃO – a ERA DA ANSIEDADE. que define o TEMPO como uma mercadoria que precisa ter uma gestão com altos níveis de resultado e eficácia, que gera a ideia de pressa permanente, da necessidade de bater metas, ganhar dinheiro, ter sucesso, ser seguro, porque tudo é urgente e indispensável.
Assim, o ansioso nunca consegue relaxar, pois está sempre inquieto, apressado, vivendo coisas que ainda estão por vir, de forma antecipada. A alternativa para o tempo não preenchido com estímulos externos não é mais vista como tempo de reflexão, de autoquestionamento, de conversa consigo mesmo, MAS DE TÉDIO. O medo de não acompanhar o presente século e ficar excluído, faz com que o indivíduo entre em ansiedade por não conseguir viver o presente e nunca está inteiramente envolvido naquilo que está fazendo.
E com o tempo este sentimento torna-se tão intenso, que começa a causar incômodo.
De acordo com uma pesquisa feita em 2023 pela Organização Mundial da Saúde(OMS), o Brasil lidera uma dura estatística: 9,3% da população, quase 20 milhões de brasileiros sofrem de ansiedade, registrando a maior taxa de pessoas com distúrbios relacionados à ansiedade no mundo.
A ansiedade pode ser classificada como adaptativa e patológica. O limite entre elas é o sinal de alerta!
A adaptativa é aquela na qual a reação é temporária, dura somente até a ocorrência do evento ou resolução do fato;
A patológica se revela como um transtorno psicológico de longa duração e não cessa com o término do estímulo ou situação.
O principal sinal de que a ansiedade passa a ser um distúrbio é quando resulta em sofrimento emocional e físico, além de acarretar prejuízo ao funcionamento social do indivíduo, paralisando o. Os Tipos de Transtornos mais predominantes na sociedade são:
Transtorno Ansiedade Generalizada, Ansiedade Social, Separação;
Transtorno de Pânico;
Fobia específica ou Social ;
Transtorno Obsessivo Compulsivo- TOC;
Transtorno de Estresse Pós Traumático;.
Não menos importante do que entender as causas da ansiedade é saber como tratar:
Não ter tabus ou preconceito quanto a doença e coragem fala e tratá-la;
Busque ajuda especializada(psicológica, psiquiátrica);
Alimentação Balanceada, Praticar exercícios físicos;
Priorize boas noites de sono, limite de tempo no celular;
Faça pausas no decorrer do dia;
Pratique o hábito do autoconhecimento e treine sua respiração;
Socialize, organize e revise sua rotina;
Programe e realize hobbies;
O transtorno de ansiedade, assim como os demais transtornos mentais, pode trazer consequências desastrosas, mas, se tratado adequadamente, pode mudar a vida para melhor. Nada do que foi dito substitui o acompanhamento de um profissional.
RELATED POSTS
View all